sábado, 7 de fevereiro de 2015

Inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas(Obmep)

As inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) abrem no próximo dia 23 de fevereiro e vão até 31 de março. 
A Obmep é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais com matrícula de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio.
A Olimpíada vai premiar 6,5 mil alunos, com medalhas de ouro, prata e bronze.
A prova é composta de duas séries de testes. A primeira será em 2 de junho deste ano e a segunda, em 12 de setembro.
Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos vencedores.
Todos os estudantes inscritos participam da primeira prova, que será na própria escola em dois de junho. 
O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação que vão para a segunda etapa, em 12 de setembro. 
A relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro.
Promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 
Iniciada em 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país. 
Para incentivar a participação, produz e distribui material didático, oferece bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. 
A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
A 10ª edição, em 2014, registrou cerca de 18 milhões de inscrições, a adesão de mais de 46 mil escolas públicas da educação em aproximadamente 5.500 municípios.

Para mais informações, confira o portal da Obmep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário