Nova turma iniciando no Curso Pré em Mesquita no mês de abril, informações: 964665656.
https://www.facebook.com/profrafaeleugenio/
A Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada na cidade de Três Corações, MG é, divulgou através do do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) nesta terça-feira, dia 27 de março, o edital de abertura do concurso para Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde.
São ofertadas 910 para os candidatos do sexo masculino (área
Geral/Aviação); e 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação); 60 para os candidatos da área de Saúde; 40 para área música.
Geral/Aviação); e 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação); 60 para os candidatos da área de Saúde; 40 para área música.
As inscrições abrem já nesta quarta-feira, dia 28, e seguem até 20 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 95,00 (noventa e cinco). O concurso compõe-se de: exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Mais informações no site: www.esa.ensino.eb.br (veja detalhes abaixo)
Algumas condições para inscrição:
- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- ter concluído o ensino médio em EstbEns reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria; se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o CA;
- Possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade para a área Geral/Aviação e possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade para as áreas Música e Saúde, referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula;
- Se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento; ou se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, conforme o inciso XIII do art. 2º da Lei nº 12.705, de 2012.
O período de qualificação é realizado em 03 (três) estabelecimentos de ensino militar do Exército:
- Escola de Sargentos das Armas, onde são formados os sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, que são as chamadas “Armas” com atuação na linha de frente do combate. Conheça a Escola: www.esa.ensino.eb.br
- Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), situada no Rio de Janeiro-RJ, é o Estabelecimento de Ensino responsável pelos cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência (área administrativa), Topografia, Manutenção de Comunicações (equipamento rádio) e Sáude. Além do Curso de Formação de Sargentos Músicos e do Curso de Especialização em Mestre de Música.O ingresso ocorre exclusivamente por meio do concurso de âmbito nacional realizado pela EsSA. São os militares que apoiam o combate. Conheça a Escola: www.esslog.ensino.eb.br.
- Centro de Aviação do Exército, situado em Taubaté-SP, forma o sargento encarregado pela manutenção de equipamentos de aviação. O Curso de Formação de Sargentos de Aviação é o único curso de formação que qualifica sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro fora da EsSA e da EsSLog. Atualmente, a formação do futuro Sargento de Aviação está dividida em dois períodos: o básico e o de qualificação. O período básico é desenvolvido no 12º GAC, em Jundiaí, SP. O período de qualificação é desenvolvido no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). Conheça o Centro: www.ciavex.ensino.eb.br.
O período de qualificação visa aprimorar os aspectos do Período Básico e preparar o sargento para ocupar, efetivamente, cargos destinados de acordo com sua área de atuação.
Concurso ESA
Se você deseja ingressar na carreira, atenção. O concurso ESA realizado em 2017 atraiu nada menos que 111 mil inscritos. Acompanhe, a seguir, a concorrência de candidatos por vaga de acordo com a área:
- Geral/Aviação (masculino): 89 candidatos/vaga
- Geral/Aviação (feminino): 192 candidatas/vaga
- Música: 73 candidatos/vaga
- Saúde: 147 candidatos/vaga
As provas são realizadas em todos o país, nas Organizações Militares Sedes de Exames (OMSE) listadas no item de número 20 do documento abaixo, disponível abaixo, além da cidade de Porto Príncipe, no Haiti, conforme o último edital.
No caso da área de combatente, logística e aviação, o concurso EsSA exige que o candidato seja brasileiro nato, tenha o ensino médio completo ou esteja matriculado no 3º ano, além de ter, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade. Nas áreas de Música e Saúde, esse limite é de, no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos. Para a área de saúde, além do ensino médio, é exigida a conclusão do curso de técnico em Enfermagem e registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).
Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula, conforme inciso III do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012. É preciso possuir também altura miníma de 1,60m (um metro e sessenta centímetros) para candidatos do sexo masculino e 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) para as do feminino, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 (dezesseis) anos de idade.
Distribuição das vagas do concurso ESA 2018
Ao todo, são três editais. O primeiro conta com oportunidades para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército distribuídas entre áreas de Combatente, Logística Técnica e Aviação, para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador, Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção.
O segundo edital conta com 40 vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta (10), Flauta em dó/Flautim em dó (2), Saxhorne (5), Saxofone (4), Tuba (2), Trombone Tenor/Trombone Baixo (7), Trompa (1) e Trompete/ Cornetim/ Flueghorne (9).
Já o terceiro e último conta com vagas para o Curso de Formação de Sargentos de Saúde no curso de Técnico em Enfermagem.
Etapas concurso ESA 2018
Os concursos terão exame intelectual (prova objetiva) para todos os inscritos, além de valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva; inspeção de saúde (IS); Exame de aptidão física; Exame de habilitação musical (apenas para os candidatos da área Música) e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, quando de sua apresentação.
O EI (Exame Intelectual) será aplicado no dia 29 de julho de 2018 para todos os candidatos, sendo constituído de 4 (quatro) partes para as Áreas Geral/Aviação, e 5 (cinco) para as Áreas Música e Saúde, valendo cada uma de 0,000 (zero vírgula zero zero zero) a 10,000 (dez vírgula zero zero zero).
As partes da prova, referentes aos assuntos de cada matéria abordada no exame, são as seguintes:
► a) 1ª parte – Matemática (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e 3);
► b) 2ª parte – Português (12 questões objetivas área 1 e 08 questões objetivas área 2 e;
► 3) c) 3ª parte – História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas área 1, sendo 6 de cada disciplina, e 08 questões objetivas área 2 e 3, sendo 4 de cada disciplina);
► d) 4ª parte – Teoria Musical (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Música, ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (12 questões objetivas), somente para os candidatos da Área Saúde; e
► e) 5ª parte – Português (1 questão discursiva – redação)
Sobre o Curso de Formação do concurso EsSA
A condução do concurso de admissão será encargo da ESA. No entanto, os CFS para os quais são destinados serão realizados em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, e em diferentes organizações militares de corpo de tropa (OMCT) e estabelecimentos de ensino (Estb Ens). A escolha dos cursos dentro da área eleita pelo candidato Geral/Aviação dar-se-á ao final do primeiro período de instrução de acordo com a disponibilidade de vagas. Os períodos de instrução e sua duração são os seguintes:
a) Período Básico, com duração prevista de 34 (trinta e quatro) semanas; e b) Período de Qualificação, com duração prevista de 43 (quarenta e três) semanas.
Veja abaixo onde funcionarão os os cursos do Período Básico e de Qualificação.